Assembleia aprova contas do Sinmed

17/12/2014

Assembleia aprova contas do Sinmed

17/12/2014

Em assembleia realizada na noite de ontem (16), os médicos acompanharam a prestação de contas do exercício 2014 e pré-aprovaram os valores da contribuição sindical e da contribuição social (anuidade e/ou mensalidade) para 2015. Uma nova assembleia será realizada no mês de janeiro para formalizar a aprovação dos valores.

O contador do Sindicato dos Médicos, Juscelino Cardoso de Medeiros, foi quem conduziu a explanação dos gráficos de arrecadação e despesas, tornando transparente as contas do sindicato.

De acordo com o que foi demonstrado, o Sinmed RN está em equilíbrio financeiro, mesmo com todos os investimentos que tem sido feitos nos últimos anos em suas assessorias, para melhor atender ao médico. (Conheça o Programa de Benefícios para o Médico – PROBEM)

E, por a arrecadação estar coerente com o planejamento financeiro do ano, a assembleia decidiu por não aumentar a contribuição social, permanecendo o mesmo valor para 2015: R$ 70,00.

Já o imposto sindical terá reajuste, seguindo as diretrizes da Federação Nacional dos Médicos, e passará para o valor de R$ 290,00.

É importante ressaltar que a arrecadação da contribuição social representa 75% da arrecadação total do sindicato. Já o imposto, equivale a 23%.

Imposto Sindical
A contribuição obrigatória é prevista no Inciso IV do Art. 8º da Constituição Federal para o custeio do sistema confederativo da representação sindical (chama-se contribuição sindical ou imposto sindical).

Considerando a necessidade de uniformizar o procedimento de recolhimento da contribuição sindical, os médicos não sindicalizados recolherão a contribuição por meio da Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical (GRCS) até fevereiro de cada ano, em favor do Sindicato, devidamente emitida pelo Órgão de classe e encaminhada ao médico cadastrado e com endereço atualizado.

O Sinmed encaminhará a Guia de Recolhimento para os médicos no mês de janeiro de 2015. De acordo com o que foi descrito acima, o pagamento do imposto sindical é obrigatório, e deve ser feito por todos, independente de ser filiado ao sindicato ou não.
 

whatsapp button