Assembleia da CONFEMEL teve início hoje, em Santiago

19/11/2015

Assembleia da CONFEMEL teve início hoje, em Santiago

19/11/2015

 
A XVIII Assembleia anual da Confederação Médica Latino-americana e do Caribe acontece na cidade de Santiago, no Chile, até o próximo dia 21. A assembleia reúne 19 países que debatem durantes estes dias a saúde pública ibero-americana.

Carlos Janez, presidente da CONFEMEL, fez a abertura do evento agradecendo a participação dos mais de 100 credenciados que acompanham as atividades da Assembleia. Um destaque desta gestão apontado por Janez é a modificação na forma de comunicação da entidade, realizando melhorias na divulgação e mudanças no site da Confederação.

A reforma estatutária também foi apresentada como pauta para votação em uma reunião extraordinária. Dentre outros temas que devem ser debatidos, está a mudança de nomenclatura da Confederação, devido a entrada dos países Portugal e Espanha.

A entrada destes dois países foi votada na manhã de hoje, assim como foi aprovada também a participação do Sindicato dos Médicos de Pernambuco.

No final da reunião, Chile, Peru e Bolívia assinaram um acordo de solidariedade pela saúde dos povos da américa-latina e, especialmente, em defesa dos trabalhadores que laboram nas alturas e desenvolvem doenças específicas destas localidades.

“Todos os Colégios Médicos devem se unir. Temos que lutar em conjunto e deixar de lado as coisas que nos desuniram no passado. Os médicos devem ter por finalidade lutar pela saúde pública e pelo paciente da américa latina”, concluiu Enrique Paris, presidente do Colégio Médico do Chile.

Sede 2016
No momento que antecipou a abertura do evento, a diretoria da Confemel se reuniu com as duas entidades brasileiras que pleiteiam sediar a Assembleia da Confemel em 2016. A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) defende a cidade de Natal/RN e o Conselho Federal de Medicina (CFM) apresentou a cidade de Brasília para sediar o evento.

Otto Baptista, presidente da Fenam, falou do perigo em se ter acordos e defesa de partidos políticos, pois a Confemel é uma entidade independente e não deve se deixar envolver com os interesses políticos individuais de uma nação/entidade. Por isso, a escolha da cidade que vai sediar a Assembleia da Confemel deve ultrapassar esta problemática. Já Geraldo Ferreira, secretário de finanças da Fenam e Vice-presidente da Confemel, apresentou uma programação prévia para 2016 e todo o material desenvolvido para o Congresso: Camisetas, bonés, bolsas e material informativo sobre a cidade de Natal.

Confira a fala do anfitrião do XVIII ASSEMBLEIA ANUAL DA CONFEMEL, Luis Velozo (membro da Confemel e secretário geral do Colégio Médico do Chile):

whatsapp button