Clínicos do Walfredo Gurgel conseguem aumento de profissionais para atender demanda

20/05/2015

Clínicos do Walfredo Gurgel conseguem aumento de profissionais para atender demanda

20/05/2015

Em audiência realizada na tarde de ontem (19), na Secretaria Estadual de Saúde, os médicos clínicos do Walfredo Gurgel, acompanhados pelo presidente do Sinmed RN, Dr Geraldo Ferreira, solicitaram ao titular da Sesap o aumento do número de profissionais para atender toda a demanda do plantão.

Atualmente a escala é composta por quatro profissionais que atendem porta, área amarela e intercorrências, contudo nem sempre existe este número de médicos na escala. A dificuldade em deixar a escala completa se dá pelo número reduzido de médicos concursados, sendo apenas 16.

A Cooperativa Médica complementa a escala do Walfredo Gurgel, porém os médicos cooperados em diversas vezes se recusam a dar plantão na unidade, priorizando outros hospitais, como o Deoclécio Marques, em Parnamirim.

A reivindicação dos médicos é antiga. Desde 2012 os clínicos solicitam um novo modelo de escala que não sobrecarregue o profissional e nem o coloque em risco. Na época eram 20 médicos plantonistas, hoje esse número teve uma perda de 04 profissionais que pediram transferência ou exoneração.

“Hoje fazemos o plantão no pronto-socorro e damos assistência para os corredores e enfermaria do hospital. Totalizamos 16 plantões por mês, desta forma”, disse Dr. Cássio Castro.

A solicitação dos clínicos foi que a partir de agora existam 05 médicos plantonistas, ficando um responsável apenas pela enfermaria. O Secretário Ricardo Lagreca garantiu que não medirá esforços para que esta solicitação seja atendida e a nova escala deve funcionar já a partir de junho. “Precisamos fazer um esforço conjunto e garantir que a cooperativa volte ao seu papel inicial que é o de auxiliar o serviço público”, declarou.

Em 30 dias (com data a ser agendada) acontecerá nova audiência entre os clínicos e o secretário de saúde para avaliar se o novo modelo de escala é satisfatório e se está sendo cumprido.
 

whatsapp button