Falta de medicamentos compromete segurança dos pacientes

16/04/2012

Falta de medicamentos compromete segurança dos pacientes

16/04/2012

A falta de medicamentos e de aparelhagem nas unidades de urgência e emergência do Estado continua a ser um problema recorrente. Desta vez são os anestesiologistas do Hospital Walfredo Gurgel que denunciam a falta de anestésicos básicos para a realização de cirurgias.

Segundo os plantonistas, os profissionais não contam com anestésico geral e local na farmácia do Centro Cirúrgico, o que os obriga a “improvisar” para realizar as cirurgias. Faltam ainda anti-hipertensivos e antiarrítmicos, medicamentos necessários para a realização de procedimentos cirúrgicos em pacientes portadores de problemas no coração e hipertensão.

“Alguns destes medicamentos estão em falta há seis meses”, relata uma plantonista que preferiu não se identificar. A explicação dada pela farmácia do hospital é que estes medicamentos não estão disponíveis na Unicat (Unidade Central de Agentes Terapêuticos).

Melhores condições de trabalho e atendimento digno aos pacientes. Esta é uma das reivindicações que o Sindicato dos Médicos do RN vem defendendo sistematicamente junto à Secretária Estadual de Saúde como forma de viabilizar um atendimento humanizado aos pacientes evitando riscos desnecessários para o doente e para o profissional médico.  

whatsapp button