FENAM e AMB marcharão juntas em apoio às candidaturas de oposição ao governo federal

21/07/2014

FENAM e AMB marcharão juntas em apoio às candidaturas de oposição ao governo federal

21/07/2014

 Depois de encontros na semana passada, em Brasília, os presidentes da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e da Associação Médica Brasileira (AMB) deixaram clara sua posição no processo político de 2014. As entidades marcharão juntas em apoio às candidaturas de oposição ao governo federal, uma resposta às agressões sofridas pela categoria médica ao longo do atual mandato. A intenção é prestigiar os parlamentares envolvidos com as causas do movimento médico e, principalmente, aqueles que estão atentos em atender às expectativas do povo brasileiro no que diz respeito à saúde.

“Nunca fomos tão massacrados e há uma unanimidade de que precisamos mudar o comando. Quem está no poder já mostrou que não nos respeita e vamos trabalhar para transformar essa realidade”, disse o presidente da AMB, Florentino Cardoso. Ele relatou que está sendo elaborado um documento que será entregue aos candidatos no sentido de mostrar os rumos que a saúde do país deve tomar, baseado em todo o trabalho desenvolvido pelas entidades médicas.

E no âmbito de novas ações desenvolvidas, a AMB lançou o Portal Caixa Preta da Saúde, no qual o objetivo é mostrar como o sistema de saúde pública brasileiro é caótico. No espaço, são realizadas inúmeras denúncias pela própria população. Em dois meses, foram registradas 2.422 reclamações, aproximadamente uma média de 45 por dia.

“Queremos estimular as pessoas a denunciar o que ocorre quando buscam qualquer tipo de assistência no setor. Tem sido um sucesso absoluto, pois recebemos ligações de gestores que encontram o seu nome no site. Nós tiramos do site, caso eles resolvam a demanda da população”, explicou Florentino Cardoso. As denúncias do portal foram compiladas e entregues ao Ministério Público Federal.

Geraldo Ferreira, presidente da FENAM, completou ainda dizendo que os médicos precisam entender e se mobilizar para eleger, em 2014, representantes que defendam as bandeiras do movimento médico. “Nós, médicos, temos que ter voz no parlamento. Essa ação é uma resposta e uma continuidade do que foi definido no Congresso Extraordinário Charles Damian. As entidades médicas não podem se calar diante das aberrações políticas praticadas pelo atual governo federal. Temos que eleger representantes legítimos que estejam comprometidos com as bandeiras de luta da FENAM”, destacou Geraldo Ferreira.

whatsapp button