FENAM garante presença na Mesa Nacional da Ebserh para defender os médicos

01/02/2016

FENAM garante presença na Mesa Nacional da Ebserh para defender os médicos

01/02/2016

O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Otto Baptista, preocupado com o andamento dos Acordos Coletivos de Trabalho com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no qual os interesses dos médicos vêm sendo tratados pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) e da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), a FENAM solicitou reunião com a Ebserh. 

A reunião foi concedida no dia sete de janeiro de 2016, em Brasília, no qual participaram o presidente da FENAM, Otto Baptista, o secretário de Finanças da FENAM, Geraldo Ferreira, e o diretor de Gestão de Pessoas da Ebserh, Marcos Aurélio Souza Brito. Foi solicitado pela FENAM que qualquer decisão referente à categoria médica fosse consultada a FENAM. Para tanto, foi enviado ofício solicitando a inclusão da FENAM na mesa de negociação.

Está em andamento a discussão da proposta de acordo de 2016 e 2017. A FENAM recebeu resposta positiva da Ebserh, em 28 de janeiro, que concorda com a inclusão da FENAM nesta negociação.

As questões tratadas nesta mesa se referem à adicionais, férias, salários, reajustes, pagamentos, jornada de trabalho, escalas de trabalho, preenchimento de cargos, auxílios como alimentação, transporte, gratificações.

A proposta de reajuste salarial solicitada pelas entidades é do IPCA mais um ganho real de 5%. A jornada básica dos médicos continua sendo de 24 horas, mas há a possibilidade de 36 e 40 horas, sendo a remuneração acrescida proporcionalmente ao número de horas.

A mesa nacional trata das questões nacionais e principalmente aos reajustes salariais. Questões relativas as condições de trabalho, jornadas, chefias, insalubridades, entre outros podem ser discutidas localmente através de negociação entre os sindicatos de base e as respectivas superintendências. A FENAM apoiará e acompanhará as negociações quando solicitadas pelo sindicato.

 
whatsapp button