FENAM nacionaliza luta contra a EBSERH pela implantação do PISO FENAM

15/05/2015

FENAM nacionaliza luta contra a EBSERH pela implantação do PISO FENAM

15/05/2015

 Assembleia dos médicos do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) com os membros da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) decidiu que convocará o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), para tratar das reivindicações da categoria a respeito de melhorias das condições de trabalho e implantação do PISO FENAM. A assembleia ocorreu na última quarta-feira (13), em Cuiabá (MT).

Em encontro com o superintendente da EBSERH no Mato Grosso, Francisco Souto, a FENAM expôs as solicitações dos médicos, tendo como mote o PISO FENAM e a necessidade de ele ser utilizado como base para os vencimentos dos médicos. O presidente da FENAM, Geraldo Ferreira, explicou que apesar de a EBSERH ser uma entidade nacional, o “O TRT (da 22ª Região) entendeu que como o contrato é local, os acordos podem ser feitos em cada Estado, antes de acionar a empresa nacionalmente”.

Francisco classificou o encontro como amistoso e profícuo. “Nós entendemos que os trabalhadores podem e devem se organizar para lutar por seus direitos. Sou médico e professor, e entendo como justas as reivindicações de melhorias salariais e melhores condições de trabalho. O que saiu dessa reunião vai ser levado por nós para a sede da EBSERH, em Brasília”, garantiu.

Após a reunião com Souto, a comitiva da FENAM se reuniu com os médicos do HUJM. O pedido de apoio da FENAM partiu dos próprios servidores do hospital. O presidente da FENAM abriu a assembleia e versou a respeito da vitória do SIMEPI contra a EBSERH e da necessidade da categoria lutar por melhorias, tanto das condições de trabalho, quanto dos vencimentos. “As conquistas não caem do céu. É preciso que haja mobilização e, algumas vezes, que se endureça o jogo”, afirmou Geraldo.

A palavra foi aberta a todos os presentes, e os médicos puderam tirar dúvidas a respeito das diferentes realidades vividas pelos médicos do Mato Grosso e do Piauí. A presidente do SIMEPI, Lúcia Santos, explicou o esforço para demonstrar ao judiciário que o médico também é um trabalhador. “Tivemos que demonstrar ao Ministério Público do Trabalho que somos trabalhadores como quaisquer outros, e fomos atrás dos nossos direitos”, afirmou.

O Sindicato dos Médicos do Mato Grosso (SINDIMED-MT) foi convidado pela FENAM a participar do encontro e foi representado por Edinaldo da Fonseca Lemos, vice-secretário de Formação de Relações Sindicais. Depois de ouvir as colocações do presidente da FENAM e da presidente do SIMEPI, Edinaldo da Fonseca afirmou que “a ajuda da FENAM é muito bem vinda. Nós do Sindicato dos Médicos do Mato Grosso recebemos de braços abertos essa ajuda”.

A articuladora do encontro, a conselheira fiscal da FENAM, Elza Queiroz, destacou a atuação da FENAM. “A FENAM esclareceu e motivou os médicos”, disse.

Durante a assembleia, foi entregue à FENAM um documento assinado pelos médicos do HUJM que não presentes na ocasião elegendo a FENAM para atuar junto ao corpo clínico, além de encabeçar um movimento de reivindicação para a implantação do PISO FENAM.

Ao fim da conferência foi formada uma Comissão para elaborar um documento com o escopo de convocar o presidente da EBSERH a comparecer ao Mato Grosso para tratar das reivindicações citadas.

Também participaram do encontro o Diretor de Comunicação da FENAM, Jorge Sale Darze e o Secretário de Finanças, Mario Antônio Ferrari.

whatsapp button