Livro apresenta histórias de realização profissional e frustrações na prática da medicina

20/01/2015

Livro apresenta histórias de realização profissional e frustrações na prática da medicina

20/01/2015

“Eu choro, choro muito, soluço. Sinto culpa. Penso no que podia ter feito diferente. Nada. Nada adianta. O monitor faz traços que eu não entendia, até que restou uma linha reta. Retinha. Checam os cabos, todos conectados, checam o monitor, não há nada errado. Certeza. A mais certa e definitiva. Morte. Ele morto”. O trecho apresenta o sentimento vivido por um médico em um dos 32 contos do livro “O pior médico do mundo”, que simulam cenas do cotidiano médico ao longo da trajetória estudantil, profissional e até os momentos de realizações e frustrações.
A obra do médico-professor Gerson Salvador durou cinco anos para ser elaborada e pretende ampliar os debates sobre as relações humanas da medicina entre médicos, profissionais da saúde e estudantes. “Espero que o público consiga identificar os sentimentos envolvidos nas relações entre médicos em diversas etapas de formação e pacientes em distintas fases de vida. Desejo que as pessoas possam enxergar esse lado humano do atendimento médico“, explica Salvador.
Segundo o autor, a inspiração de começar o livro veio da sua vivência e do contato com outros profissionais da área e estudantes. “A medicina oferece a possibilidade de conhecer as pessoas com uma intimidade rara” destaca Salvador. O conteúdo passa ao leitor o sentimento de quem perde um paciente, atende casos de abuso sexual, não consegue oferecer o melhor tratamento a seus pacientes por limitações impostas por planos de saúde, além disso, de quem cria vínculos e vê em si a responsabilidade pela vida dessas pessoas.

Gerson Salvador é de Cansanção, sertão da Bahia. É médico infectologista, secretário de comunicação do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) e professor de Propedêutica Clínica na Universidade de São Paulo, onde se formou. Iniciou sua carreira literária escrevendo poemas quando ainda estava no colégio e em 1993 recebeu o prêmio “Centenário Mário de Andrade”.

O livro pode ser adquirido na livraria Martins Fontes por R$29 ou em sua versão digital (e-book) no site Amazon por aproximadamente R$20.

whatsapp button