Marcha contra a terceirização é realizada no feriado do Dia do Trabalho

04/05/2015

Marcha contra a terceirização é realizada no feriado do Dia do Trabalho

04/05/2015

Com palavras de ordem contra a terceirização, médicos, odontologistas, enfermeiros, engenheiros e outras categorias profissionais da saúde realizaram, durante a manhã desta sexta-feira (1º de maio), uma passeata pelas avenidas de Natal (RN). A ação no feriado do Dia do Trabalho visou chamar a atenção da população e das autoridades para os perigos do Projeto de Lei 4330, que tramita no Congresso Nacional.

“A preocupação nossa é alertar aos trabalhadores brasileiros que não se encantem e não se iludam com esse Projeto de Lei. Isso é a precarização da mão-de-obra. Faz com que o profissional não tenha estabilidade e vai contra toda a proposta de luta do sindicato de base”, alertou o vice-presidente da FENAM e presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo, Otto Baptista.

A caminhada começou por volta das 9h da manhã, com concentração em frente à Associação Médica do Estado. Durante o percurso, o grupo realizou uma parada na porta do Hospital Walfredo Gurgel. “Esse projeto terceiriza o trabalho e regulamenta a ausência de limites para a terceirização. Essa é uma ameaça, pois a saúde é um dever do Estado garantido pela Constituição”, denunciou o diretor de Comunicação da FENAM e presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Jorge Darze.

O presidente da FENAM, Geraldo Ferreira, afirmou, durante a manifestação, que o trabalhador brasileiro não pode se calar diante de uma ameaça de restrição aos direitos trabalhistas. “Estamos levando nossa voz às ruas pela insatisfação pelas condições de trabalho, por remuneração digna e pela carreira médica”, defendeu.

A ação foi promovida pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN), com o apoio da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), do Sindicato de Enfermagem do Rio Grande do Norte (SIPERN) e de vários sindicatos médicos do Brasil.

“ Queremos que o trabalhador venha cada vez mais para a rua para lutar pelos seus direitos e pelo que é seu”, afirmou o presidente do SIPERN, Domingos Ferreira.

“O trabalhador unido jamais será vencido. Com esse jargão precisamos nos conscientizar que não podemos abrir mão das conquistas da CLT. Nós merecemos respeito e trabalho honesto”, destacou o presidente da CNTU, Murilo Pinheiro.

“Sou contra a terceirização, eu sou trabalhador e sou contra a semi-escravidão”, afirmaram os manifestantes sob forte sol ao finalizarem o percurso no Parque das Dunas. Lá, foram recebidos com um lanche saudável e um show de samba, do Quarteto Linha. 

whatsapp button