Médicos do RN estão unidos pelo Piso Fenam na EBSERH

30/07/2015

Médicos do RN estão unidos pelo Piso Fenam na EBSERH

30/07/2015

Médicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) estiveram reunidos esta semana (28/7) no Sinmed RN com a diretoria do sindicato e advogados, além da presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí, Lúcia Maria dos Santos, e o setor jurídico do SIMEPI.

A reunião teve por objetivo dar andamento às proposições para o acordo coletivo e elaboração do documento pelo setor jurídico do Sinmed. Além disso, a presença de Lúcia Santos foi fundamental para explicar todo o trabalho desenvolvido no Piauí que culminou na vitória do Dissidio Coletivo no Tribunal Regional do Trabalho, que garante o Piso Fenam para os médicos da Ebserh no estado.

Lúcia Santos explicou que no estado do Piauí foram feitas várias rodadas de negociação com o superintendente do hospital universitário durante um ano de luta do SIMEPI, sem grandes avanços para a categoria. Com o objetivo de garantir o Piso Fenam para os médicos do PI foi ajuizado então o Dissídio Coletivo. “Tivemos avanços importantes nas negociações que antecederam o Dissído, como a implantação da insalubridade, por exemplo. Mas insalubridade, periculosidade e outras irregularidades que existiam na EBSERH, já estavam previstas na CLT”.

Para a presidente do SIMEPI, os médicos do Rio Grande do Norte estão no caminho certo para conquistar seus direitos frente a EBSERH. “Eu senti que os médicos aqui estão mobilizados, certos dos seus direitos. Vão colaborar e engrandecer esse movimento pra chegar a vitória. Vitória essa que é de todo médico brasileiro que trabalha na EBSERH”, Conclui Lúcia.

RN
Entre as reivindicações dos médicos do RN que farão parte da proposta de acordo coletivo está a correção dos direitos, de acordo com CLT, e implantação de plantões de 24 horas, além do pagamento aos médicos de acordo com o Piso nacional proposto pela Federação Nacional dos Médicos.

O setor jurídico do Sinmed RN permanecerá em contato com os advogados do SIMEPI para discutir as melhores estratégias para a continuidade das lutas no Rio Grande do Norte.
 

whatsapp button