Negociação com prefeitura retrocede e médicos prometem intensificar movimento de greve

13/08/2014

Negociação com prefeitura retrocede e médicos prometem intensificar movimento de greve

13/08/2014

 
A audiência realizada ontem (12) a tarde no gabinete do prefeito Carlos Eduardo foi sentida pela categoria como um grande retrocesso. Os médicos do município de Natal, que retomaram a greve há quase um mês, não obtiveram nenhuma proposta da prefeitura e prometem intensificar o movimento de greve.

Na reunião estavam presentes o prefeito Carlos Eduardo, o secretário de Saúde, Cipriano Maia, e os representantes das pastas de planejamento e administração, além de uma comissão de médicos e o presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira.

Dr. Geraldo questionou a forma de gastos da prefeitura, que aposta nas terceirizações, mas não consegue valorizar os servidores do município, e apresentou novamente o plano de incorporação das gratificações, demonstrando flexibilidade para o acordo.

Já Dra. Sônia Godeiro, cobrou o pagamento do adicional de insalubridade, direito dos médicos, que ainda não vem sendo feito para todos os servidores. “O médico tem que abrir um processo para ter algo que já é direito dele. E este processo se arrasta por anos e nunca sai”, afirma.

Foram apontados também, novamente, todos os problemas de falta de segurança e estrutura das unidades de saúde. Os médicos pediram mais atenção a estes aspectos, mas não conseguiram nenhuma resposta positiva do secretário de saúde.

Com relação às incorporações, Cipriano Maia disse apenas que é possível avançar nas negociações, mas que as condições orçamentárias do momento não possibilitam isso. “O que pode ser feito é a construção do Plano de Carreira. E o que proponho é a retomada desta discussão”.

Os médicos afirmam que a proposta de passar mais alguns meses discutindo um Plano de Carreira é uma manobra para protelar os reajustes e incorporações, uma vez que já existe um modelo de Plano, na esfera estadual, que poderia balizar o entendimento no município.

Frustração
“A audiência foi frustrante. O sentimento dos médicos é de que a secretaria está protelando e o que nos resta é continuar. E vamos continuar denunciando a falta de estrutura, falta de segurança, falta de zelo com os pacientes, que toma conta de toda a secretaria municipal de saúde.

Agora os médicos observam um rompimento com a prefeitura de Natal, uma vez que o prefeito não cumpriu seus compromissos de quando foi empossado”, afirma Geraldo Ferreira.

Audiência de conciliação

Uma audiência de conciliação/ mediação entre Sinmed RN e Município de Natal foi designada para hoje, quarta-feira, às 16h, na sede do TJRN, com o objetivo é buscar uma saída para o fim da greve.

Assista o depoimento de Dr. Geraldo, após a audiência com o prefeito Carlos Eduardo:

 

whatsapp button