Pacientes esperam há mais de seis meses por cirurgia no Walfredo Gurgel

11/04/2014

Pacientes esperam há mais de seis meses por cirurgia no Walfredo Gurgel

11/04/2014

De acordo com a Unidade de Gerência de Vagas do hospital Walfredo Gurgel mais de 80 pacientes esperam por cirurgias ortopédica na unidade e outros 100 aguardam em casa ou na penitenciária (no caso dos apenados) para fazer o procedimento – dados do dia 03 de abril.

O problema de espera por cirurgias ortopédicas no estado já é conhecido pela população. Para dar suporte aos hospitais públicos, algumas unidades de saúde particulares são credenciadas ao SUS e recebem repasses dos governos do estado e do município para realizar estas cirurgias.

O hospital Memorial e a clínica Paulo Gurgel são quem atualmente realizam estas cirurgias. Porém, devido ao atraso do repasse das verbas do município de Natal, as cirurgias estão praticamente paralisadas.

Alguns destes pacientes já estão na espera há mais de seis meses. Quem aguarda por cirurgia do acetábulo (parte da articulação do quadril) é quem mais sofre neste caso. Segundo a médica pediatra do Walfredo Gurgel, Dra Sônia Godeiro, esta é uma cirurgia “barata”, com baixo repasse do governo. E assim, não tem sido prioridade para os hospitais.

Além da ortopedia, pacientes que esperam por cirurgias de outras especialidades também enfrentam filas sem perspectiva de solução. Isso porque o repasse do município de Natal também não foi efetuado para o Hospital do Coração e as cirurgias cardíacas e de tumores no sistema nervoso também já foram suspensas. 

whatsapp button