Presidente da Confemel se manifesta em nota sobre o crescimento da violência contra médicos

13/01/2016

Presidente da Confemel se manifesta em nota sobre o crescimento da violência contra médicos

13/01/2016

O presidente da Confederação Médica Latino-Americana e do Caribe (Confemel), Rúben Tucci, enviou nota em solidariedade aos amigos, à família, e aos colegas de profissão do médico Hélder Dias da Costa Tomé, assassinado enquanto saía de um plantão no Rio de Janeiro. O secretário de comunicação da FENAM e presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed/RJ), agradeceu a iniciativa e afirmou que vai cobrar do governo Estadual “rigorosa apuração dos autores desse covarde assassinato”.A Confemel é composta por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Haiti, Honduras, Nicarágua, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

NOTA DO DR. RUBEN TUCCI,PRESIDENTE DA CONFEMEL

Desde la Confederación Médica Latinoamericana y del Caribe, vemos con inmensa preocupación el clima creciente de violencia en el cual los Médicos Latinoiberoamericanos ejercemos nuestra profesión, que se manifiesta en un creciente número de agresiones a profesionales sanitarios, y en esta oportunidad con el asesinato en Río de Janeiro del Dr. Hélder Dias da Costa Tomé, el pasado 8 de enero. En primer lugar quisiéramos solidarizarnos con su familia, amistades y con el colectivo Medico de Brasil y manifestar nuestro más enérgico repudio ante tan lamentable hecho. Así mismo quisiéramos manifestar nuestro compromiso de trabajar incansablemente a fin de solucionar tan compleja problematica y convocar a los gobiernos nacionales, regionales, a las Organizaciones no gubernamentales vinculadas al área de la salud,y particulatmente aquellas que forman parte de nuestra Confederación, a trabajar colectivamente en pro de este objetivo.

NOTA DO DR. JORGE DARZE, SECRETÁRO DE COMUNICAÇÃO DA FENAM E PRESIDENTE DO SINMED/RJ
Em nome dos médicos brasileiros, principalmente os do Rio de Janeiro, queremos agradecer essa importante nota de repúdio e solidariedade das Entidades Médicas Latinoiberoamericanas. Temos certeza que é um marco em nossa história e uma iniciativa que ajudará em muito a luta de todos os médicos. Transmitiremos essa manifestação ao governo estadual do Rio de Janeiro cobrando a apuração rigorosa dos autores desse covarde assassinato. Jorge Darze, pres do Sindicatos dos Médicos do RJ e diretor da Fenam. 

whatsapp button