Radiologistas divulgam carta aberta à população

17/04/2015

Radiologistas divulgam carta aberta à população

17/04/2015

 TODOS OS TIPOS DE EXAMES DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM ESTÃO SUSPENSOS AOS SEGURADOS DA UNIMED NATAL, A PARTIR DO DIA 05 DE MAIO DE 2015

 

Prezado(a) cidadão e cidadã,

           

Os radiologistas e médicos de diagnóstico por imagem interrompem o atendimento à Unimed a partir de 05 de maio de 2015, em protesto contra a falta de respeito aos profissionais. A mobilização dos médicos é por tempo indeterminado. Nesse período, os radiologistas e médicos de diagnóstico por imagem não realizarão exames e procedimentos eletivos e os pacientes deverão buscar esclarecimentos junto à Unimed.

 

Fica assegurado o atendimento a todos os casos de urgência e emergência.

 

            Nossa paralisação vem em defesa da prática segura, eficaz e humana da medicina, em busca de maior qualidade na assistência da saúde suplementar aos cidadãos. Nosso objetivo é protestar contra a forma desrespeitosa com que os médicos e os pacientes são tratados pelas empresas que atuam no setor, em particular a Unimed.

            Nos últimos 11 anos a Unimed Natal não reajusta os nossos honorários médicos, pelo contrário, houve redução de cerca de 20% dos valores. Se levarmos em consideração a inflação neste período, chegamos ao triste diagnóstico de que o valor pago hoje por exame representa apenas 45% do que recebíamos em 2004.

O resultado dessa conduta da Unimed é que um número considerável dos exames de imagem tem hoje um custo operacional maior do que o valor pago pela Unimed, impactando diretamente na qualidade e na disponibilidade do serviço aos usuários. Em contra-partida, é de conhecimento público o aumento sistemático do valor das mensalidades dos segurados e o progressivo aumento dos lucros da Unimed.

            Apesar de inúmeras tentativas de negociação, inclusive com notificações do próprio Sindicato dos Médicos do RN, expondo a situação atual, a Unimed não deu qualquer resposta aos médicos radiologistas, demonstrando desrespeito aos seus prestadores de serviços.

Os médicos estão abertos à negociação e esperam que a Unimed dialogue com os profissionais, através da Sociedade de Radiologia e do Sindicato Médico, para que se possa estabelecer regras contratuais claras, como manda a Lei, que respeitem os profissionais e possibilitem uma prestação de serviço de qualidade, que deve ser o objetivo de todos.

            Por tudo isso, e principalmente por uma prestação de serviço de qualidade, é que estará suspensa a realização de exames de diagnóstico por imagem da Unimed, a partir do dia 05 de maio de 2015.

 

 

 

Sociedade de Radiologia do RN

 
whatsapp button