Sinmed RN entrevista a candidata a vereadora Valéria Cavalcanti

29/09/2016

Sinmed RN entrevista a candidata a vereadora Valéria Cavalcanti

29/09/2016

Empresária e candidata a vereadora pelo Partido Democrata Trabalhista (PDT), Valéria Cavalcanti, 58 anos, é um dos nomes que podem ocupar cadeira na Câmara Municipal de Natal. Formada em Ciências Econômicas, com especialização em Administração Hospitalar, Valéria está há 30 anos, na linha de frente da administração das clinicas Pedro Cavalcanti.

 

Esposa do médico otorrino Pedro Cavalcanti, e mãe do também otorrino Pedro Guilherme Cavalcanti, Valéria ressalta a importância da renovação na política. Contando com o apoio familiar, dos amigos e funcionários, do partido e da população, a candidata busca retribuir no legislativo o apoio dado também pelo presidente estadual da sigla, prefeito e candidato a reeleição, Carlos Eduardo Alves, um dos principais incentivadores, inclusive propondo a candidatura da empresária.

 

“Foi um convite dele (Carlos Eduardo) até porque, quando foi eleito em 2012, ele não contou com nenhum vereador do partido dele. Agora, o partido pretende eleger uma bancada, para que possam dar mais celeridade à gestão, caso Carlo Eduardo seja reeleito, o que acreditamos que vai acontecer”, explica.  

 

HISTÓRICO     

Ex-vice-prefeita de Santo Antônio do Salto da Onça, onde também foi vereadora por 16 anos, Valéria deixou o poder executivo no interior do Estado, para lançar a candidatura ao legislativo na Capital.

 

Valéria destaca sua experiência em gestão, tanto no público, quanto no privado, como prova de sua capacitação para exercer o cargo de vereadora em Natal. “Trabalhei tanto na saúde privada, quanto pública, fui chefe de Gabinete e coordenadora financeira da Secretaria Estadual de Saúde do RN, e coordenadora da Secretaria da Indústria e Comércio do Estado do RN,  além de trabalhar 10 anos no Banco do Brasil”, destacou.

 

PROJETOS PARA SAÚDE

VALÉRIA CAVALCANTI – Sabemos que a saúde está muito precária tanto nos estados, quanto no Brasil, de uma forma geral. Então, iremos buscar trabalhar o aumento do orçamento para saúde, para poder dar conta da demanda atual, bem como, a “demanda reprimida”, que já está virando uma emergência.

Na clinica Pedro Cavalcanti, nós temos um “braço social” que já funciona há oito anos, o Instituto Pedro Cavalcanti, onde fazemos um trabalho social. Eu quero ampliar as ações deste Instituto, não só na área de saúde, mas também na qualificação de jovens e adultos, para que possam ser inseridos no mercado de trabalho.

Quero trabalhar também para tornar Natal uma “cidade saudável”, ou seja, uma cidade saneada, com medicina preventiva, com educação de qualidade, trabalho, moradia, transporte, segurança e lazer. Isso é uma “cidade saudável”, e acredito que Natal ainda não é.

 

Assessoria de Comunicação SINMED RN – Como você avalia a privatização na saúde?

VALÉRIA CAVALCANTI – Entendo que a privatização, mas sobre tudo, a terceirização, ocorre hoje quando os municípios e estado, não podem suprir as necessidades de investir em equipamentos. Então, são importantes essas parcerias público-privadas, quando há a necessidade de terceirizar um serviço. Isso facilita para que as pessoas possam ter acesso a essas clínicas e hospitais privados, que têm convênio com o município, o que as vezes é uma solução mais eficiente, mais rápida e até mais barata para o município.

A Cooperativa Médica (COOPMED) é um exemplo disso, foi um ganho, não só porque os médicos têm a garantia de receber sem atrasos, mas também para dar mais rapidez aos atendimentos.

 

Assessoria de Comunicação SINMED RN – E sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV)?

VALÉRIA CAVALCANTI – Eu apoio o Plano de Cargos, inclusive com dedicação exclusiva. Hoje os médicos têm que trabalhar em vários lugares. Acho que a dedicação exclusiva, com férias e carteira assinada, é um benefício para os médicos e um incentivo para que eles deem ainda mais assistência à população. Podemos melhorar também na demanda da assistência básica, clinica médica, pediatria, medicina coletiva. Muitas pessoas estão deixando de serem salvas, por não terem acesso a saúde.

 

 Assessoria de Comunicação SINMED RN – E os projetos nas outras áreas importantes da cidade?

 Turismo

 Há uma necessidade de investir no turismo, nos artesanatos. Produzimos muita coisa linda, temos uma cidade turística. Mas falta uma estrutura melhor para isso, mais participação nas feiras, criar uma cooperativa de artesões. Vemos muitas vezes que há uma boa produção, mas não há para quem vender.  

Educação

Na área da educação, defendo as escolas em tempo integral.

 

Assessoria Sinmed RN – Quais as suas considerações finais:

VALÉRIA CAVALCANTI – Aos eleitores, eu gostaria de dizer que mais de 100 mil pessoas deixaram de votar na última eleição, abrindo mão do seu direito como cidadão. As pessoas devem votar, sei que há uma grande insatisfação com os políticos, por isso não votaram. Mas, na democracia, a insatisfação se resolve com a renovação. Então vamos renovar! Eu sou um nome novo, a disposição para trabalhar. Uma pessoa com serviços prestados, de credibilidade e chegando à Câmara Municipal, lutarei pelos médicos e por uma Natal saudável. 

 

whatsapp button