Sinmed RN participa de audiência em defesa da saúde pública

08/08/2014

Sinmed RN participa de audiência em defesa da saúde pública

08/08/2014

Na manhã da sexta-feira (8), o Sinmed RN, representado pelo diretor Manoel Marques, participou da audiência pública convocada pelo Fórum em Defesa da Saúde Pública, realizada no auditório da OAB.
Reuniram-se representantes das promotorias de Justiça da Saúde do Ministério Público Estadual, do Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Estadual de Saúde, Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho, da Ouvidoria da Saúde de Natal e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), dentre outras entidades sociais da área da saúde. O objetivo da audiência foi discutir a gravíssima situação orçamentária e financeira das secretarias municipal e estadual de Saúde, com serviços suspensos ou com risco potencial de suspensão.

Para o diretor do Sinmed, Manoel Marques, os dados apresentados na audiência só reforçam as dificuldades vivenciadas pelos médicos no seu dia a dia “Segundo o que apresentou o secretário do estado a saúde pública não tem dinheiro, e não encontra meios de fornecer abastecimento para as unidades de saúde pelas dívidas anteriores com fornecedores. A única informação diferente é que o Estado vai disponibilizar dinheiro para o pagamento das cooperativas, mas de onde vem esse dinheiro?” questiona ele.

De acordo com o secretário estadual de saúde, Luis Roberto, no mês passado foram repassados à pasta 4,5 milhões para o pagamento dos trabalhadores das cooperativas. De acordo com ele ontem (7), 2,5 milhões foram disponibilizados para esse pagamento, e no próximo dia 18 mais 2 milhões serão entregues, “isso deve ser o suficiente para quitar as dívidas com as cooperativas”, afirma o secretário.

Ainda segundo ele a secretaria veem tomando medidas para contenção de gastos com cortes de diárias, alimentação, descontos em folha em caso de falta e diversos outros. Mesmo assim, até o momento a dívida da saúde pública estadual soma R$60 milhões.
 

whatsapp button