Sinmed RN se reúne com prefeito e novo secretário Municipal de Saúde de Parnamirim

10/01/2017

Sinmed RN se reúne com prefeito e novo secretário Municipal de Saúde de Parnamirim

10/01/2017

Sinmed RN se reúne com prefeito e novo secretário Municipal de Saúde de Parnamirim

 Na manhã desta segunda-feira (09), representantes do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) participaram de uma reunião com o novo secretário Municipal de Saúde de Parnamirim, João Albérico, o presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, Irani Guedes e o prefeito Rosano Taveira. Durante o encontro foram apresentados os panoramas da saúde no município e algumas dificuldades que deverão ser solucionadas.

Entre os temas abordados, foi debatida a situação dos médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Esperança, onde por falta de condições básicas de trabalho, segurança, insumos e pagamento. A greve resultou na paralisação dos atendimentos e fechamento da unidade.

A resolução das questões contratuais, bem como a execução de um novo contrato para os médicos que deverão atender na Unidade, foi garantido pelo secretário. A apresentação de uma proposta contratual deve ser analisada essa semana pelos médicos que já atuam na Unidade, mas estão parados em virtude da greve.

Quanto às questões contratuais e de pagamento, foi assegurado durante a reunião que os novos contratos com os médicos teriam inicialmente a remuneração de R$ 1.100,00 por plantão. Sendo pagos em dia, conforme os demais servidores do município, algo que não acontecia com a gestão anterior, onde os salários dos médicos da UPA eram pagos com pelo menos um mês de atraso em relação aos médicos efetivos.

O prefeito eleito e recém-empossado, Rosano Taveira, revelou o desejo de reestruturar e reabrir a UPA de Nova Esperança, o quanto antes. “Acredito que com essas negociações e encaminhamentos, nos vamos reabrir a UPA o mais rápido possível”, declarou.

Para o secretário Municipal de Saúde de Parnamirim a reabertura da UPA também é uma das maiores prioridades, bem como o diálogo com os sindicatos. “É importante essa abertura de diálogo para que a UPA possa ser reaberta, assegurando o atendimento à população. Não é possível que ela permaneça na situação em que está com tantas pessoas precisando de atendimento e com uma unidade como está fechada a mais de um mês. Vamos solucionar isso o mais breve possível para garantir o bem estar de todos”, garantiu.

Outro compromisso firmado foi de que em um prazo de seis meses, todos os estoques e insumos necessários estejam devidamente regularizados em toda a rede municipal de saúde. Foram apresentadas também as principais mudanças que devem haver nas diretorias das unidades e as intenções dos gestores em abrir o diálogo quanto ao Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) que deve ser analisado e votado pela Câmara Municipal.

Para o presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira, a reunião representa uma boa abertura do diálogo com a gestão atual e que a iniciativa de forcar a área da saúde deve ser compartilhada por todos os gestores municipais. “Todos os prefeitos que estão assumindo precisam ter a compreensão de que a saúde é prioridade para a população e que os profissionais que prestam os serviços merecem ser contemplados, nessas expectativas, com salários em dia, com contratos atualizados e boas condições de trabalho nas unidades. Isso o prefeito Taveira demostrou ter. Um compromisso que parece haver em Parnamirim, tanto com o prefeito, quanto por parte do secretário municipal de saúde, João Albérico, de tentar solucionar os problemas. Para que os atendimentos possam fluir normalmente e a população possa receber o que lhe é de direto”, concluiu.

Assembleia

Durante a Assembleia desta terça-feira (10), que acontece às 19h, no Sinmed RN, com participação dos médicos que atuam nas prefeituras de Natal e Parnamirim e no Governo do Estado, será abordado entre outros temas, um panorama do que foi debatido na reunião com o Secretário de Saúde de Parnamirim.

whatsapp button